Home > Notícias > Atacado distribuidor fecha setembro com desempenho positivo em relação a 2022

Atacado distribuidor fecha setembro com desempenho positivo em relação a 2022
Postado em 31/10/2023
A nova edição do Termômetro ABAD NielsenIQ, que aponta a média do desempenho do setor atacadista distribuidor em relação ao faturamento, mostra crescimento de +8,4% em setembro no comparativo com o mesmo mês do ano passado. De acordo com acompanhamento histórico, é normal que haja retração entre agosto e setembro, o que se repete em 2023 (-14,8%). Apesar disso, no acumulado do ano (de janeiro a setembro), o setor mantém desempenho positivo de +15,5%, o que acompanha as tendências positivas do cenário de consumo no país.

Segundo Felipe Rutkosky, gerente sênior de Atendimento ao Varejo da NielsenIQ, o comportamento no setor atacadista distribuidor está muito similar ao observado no varejo moderno das grandes redes. “Há desaceleração no crescimento do mercado com relação aos meses anteriores, principalmente no comparativo com o primeiro trimestre, mas vemos que o setor está trabalhando com aumento em volume, o que é saudável”, explica.

Felipe lembra que nos primeiros meses do ano havia um componente de inflação nos alimentos que fazia o mercado crescer de maneira consistente pelo repasse de preços, mas não em volume. Agora, o que se percebe, é que ainda que o aumento seja menor no final do terceiro trimestre, as vendas em volume estão se desenvolvendo em um terreno mais positivo do que o ocorrido em 2022.

O atual cenário econômico do país, de com dados da NielsenIQ que complementam o Termômetro, também se mostra positivo para o setor. De acordo com o IBGE, o PIB do segundo trimestre fechou com crescimento de + 3,4%, dando continuidade à trajetória de recuperação.

O desemprego também mostra queda sobre o ano passado nos relatórios do IBGE, chegando a 7,9% em julho de 2023 (em julho de 2022 o percentual era de 9,1%). “Quando olhamos para o campo econômico, vemos diminuição no nível total de desemprego em um movimento que tende a se intensificar no final do ano por conta das contratações temporárias e o aquecimento do comércio. Por outro lado, vemos um pequeno aumento na inflação em decorrência do fim da desoneração dos combustíveis, mesmo que o setor alimentício não seja impactado”, comenta Rutkosky.

O executivo da NielsenIQ finaliza explicando que o avanço nos índices de desemprego que geram renda para a população somado à menor inflação dos alimentos tendem a melhorar o consumo no médio prazo.

Abras

O Consumo nos Lares Brasileiros acumula alta de 2,62% de janeiro a setembro na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS. Em setembro, o consumo se manteve no patamar de crescimento do mês anterior (+0,80%), ou seja, setembro x agosto. Na comparação com setembro de 2022, o crescimento é de 1,10%.

FOnte: ABADNEWS
Comente:




SOLICITE UM ORÇAMENTO

Estamos aguardando seu contato.


























Fiscal Contábil

PDV

Painéis

E-Commerce

BI Mobile

CRM

AFV

ERP

Entregas

BI

Hospedagem

GAV

Rotas

Emissores Fiscais

WMS

Coletor

Pedido Eletrônico

Trade

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Estamos aguardando seu contato.


























Fiscal Contábil

PDV

Painéis

E-Commerce

BI Mobile

CRM

AFV

ERP

Entregas

BI

Hospedagem

GAV

Rotas

Emissores Fiscais

WMS

Coletor

Pedido Eletrônico

Trade

Telefones

São José do Rio Preto:

(17) 3600-9008

São Paulo:
Bauru:
São José do Rio Preto:
Campinas:
Belo Horizonte:
Curitiba:

(11) 3513-2399
(14) 3500-9984
(17) 3513-4866
(19) 3500-8534
(31) 3515-2399
(41) 3512-2399

Receba Nossas Comunicações