Home > Notícias > Ataque de ransomware Petya está atingindo computadores ao redor do mundo

Ataque de ransomware Petya está atingindo computadores ao redor do mundo
Postado em 27/06/2017
Lá vamos nós de novo: diversas empresas foram infectadas por um ransomware que criptografa os arquivos do computador e exige pagamento em bitcoin para liberá-los. Desta vez, o culpado se chama Petya, e parece que ele usa a mesma vulnerabilidade do WannaCry.

“Se você vê este texto, seus arquivos não estão mais acessíveis, porque eles estão criptografados”, diz o texto na tela de computadores invadidos. “Talvez você esteja ocupado procurando uma forma de recuperar seus arquivos, mas não perca seu tempo. Ninguém pode recuperá-los sem o nosso serviço de descriptografia.”

A exigência de US$ 300 em bitcoin vem na forma de um texto vermelho em fundo preto. Eles devem ser pagos a uma carteira fixa, que acumula US$ 2.300 em depósitos até o momento.

Segundo a empresa de antivírus Avira e a Symantec, o malware Petya aproveita a brecha de segurança EternalBlue, presente em diversas versões do Windows. Ela foi descoberta por pesquisadores da NSA e vazada pelo grupo hacker conhecido como The Shadow Brokers.

A Microsoft já emitiu uma correção para essa vulnerabilidade no protocolo de transferência de dados SMB, até mesmo para o Windows XP (cujo suporte acabou em 2014), mas cabe às empresas instalar a atualização.

Segundo pesquisadores de segurança da Kaspersky Lab, o ransomware atingiu a Rússia, Ucrânia, Espanha, França, entre outros países.

A dinamarquesa Maersk diz que “sistemas de TI estão fora do ar em vários locais e unidades comerciais”. O ransomware também atingiu servidores da empresa russa de petróleo Rosnoft, o escritório de advocacia DLA Piper, e o grupo britânico de publicidade WPP.

O dano mais grave está sendo relatado por empresas ucranianas, com sistemas comprometidos no banco central, no metrô e no aeroporto Boryspil de Kiev. O país, curiosamente, está otimista em meio ao caos:

Este não seria o único malware que usa a mesma vulnerabilidade do WannaCry. O Adylkuzz aproveita a brecha para para minerar Monero, uma moeda virtual semelhante ao bitcoin, através do seu PC.

Ataque globais de malware eram só questão de tempo, devido à combinação de computadores que passam meses sem atualizações e agências de espionagem que colecionam falhas de segurança. Infelizmente, é bem provável que este não será o último.

Com informações: MotherboardThe Verge.

Fonte: Tecnoblog

Comente:




SOLICITE UM ORÇAMENTO

Estamos aguardando seu contato.


























Fiscal Contábil

PDV

Painéis

E-Commerce

BI Mobile

CRM

AFV

ERP

Entregas

BI

Hospedagem

GAV

Rotas

Emissores Fiscais

WMS

Coletor

Pedido Eletrônico

Trade

Power

Service

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Estamos aguardando seu contato.


























Fiscal Contábil

PDV

Painéis

E-Commerce

BI Mobile

CRM

AFV

ERP

Entregas

BI

Hospedagem

GAV

Rotas

Emissores Fiscais

WMS

Coletor

Pedido Eletrônico

Trade

Power

Service

Telefones

São José do Rio Preto:

(17) 3600-9008

São Paulo:
Bauru:
São José do Rio Preto:
Campinas:
Belo Horizonte:
Curitiba:

(11) 3513-2399
(14) 3500-9984
(17) 3513-4866
(19) 3500-8534
(31) 3515-2399
(41) 3512-2399

Receba Nossas Comunicações