Home > Notícias > Com mudança de comportamento do consumidor, atacado distribuidor acumula crescimento em 2020

Com mudança de comportamento do consumidor, atacado distribuidor acumula crescimento em 2020
Postado em 05/10/2020
A mudança de comportamento do consumidor, que adotou a rotina de compras tanto para reposição quanto para abastecimento no pequeno varejo – também chamado de varejo de vizinhança -, tem impulsionado o crescimento do atacado distribuidor. Em termos nominais, o setor acumula até agosto de 2020 alta de +3,31% no faturamento, na comparação com o mesmo período de 2019. Na relação com agosto de 2019, o setor cresceu +6,30%. Em relação a julho de 2020, houve pequeno recuo, quase estabilidade, de -0,36%. Os dados constam da pesquisa mensal da ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, apurada pela FIA (Fundação Instituto de Administração) com um grupo representativo de empresas do setor.

“Durante este ano de grandes desafios, o varejo de vizinhança mostrou sua força e cresceu, destacando-se como canal de compras preferencial do consumidor pela proximidade, conveniência e segurança. E nosso setor cumpriu brilhantemente seu papel, não deixando de abastecer o varejo independente um dia sequer, o que contribuiu para manter o pequeno varejo em pleno funcionamento. Essa postura garantiu os bons resultados que estamos colhendo, apesar do isolamento social e dos efeitos negativos da pandemia para o setor produtivo como um todo”, avalia o presidente da ABAD, Emerson Luiz Destro.

A inclusão de novos canais na rotina de compra da população é uma das mudanças mais significativas no padrão de consumo nos últimos tempos, segundo o estudo Consumer Insights da Kantar, lançado em junho. De acordo com o estudo, no primeiro trimestre de 2020, em comparação com o último de 2019, mais de 2 milhões de lares passaram a comprar em pequenos varejos, mais de 1,2 milhão em varejos tradicionais e mais de 200 mil em supermercados da vizinhança. Levantamento da Nielsen entre janeiro e 10 de maio deste ano, comparado com igual período de 2019, revela que, em valor, as vendas no varejo de vizinhança cresceram 7,9%. Outra pesquisa, da consultoria GfK, encomendada pela ABAD, revela que o pequeno varejo independente está otimista, 75% acreditam que 2020 será melhor ou igual ao ano anterior. A pesquisa foi feita com 361 varejistas de lojas com até quatro checkouts em todo o Brasil em junho.

Outro dado recente, coletado pelo Facebook, em parceria com a Deloitte, mostra que 73% dos consumidores começaram a comprar dos pequenos negócios de bairro durante a pandemia, motivados principalmente pela preocupação com a sobrevivência desses pequenos negócios. E a presença dos pequenos negócios nas plataformas sociais ajudam os consumidores a descobrir novos locais para suas compras.

O presidente da ABAD credita também o bom desempenho ao efeito do auxílio emergencial, já que grande parte da população destinou o valor para a compra de alimentos. “Outro aspecto relevante é o fato de as pessoas, em casa, prepararem a própria alimentação, aumentando o consumo doméstico. Todo esse cenário somado tem favorecido o desempenho do setor”, conclui.

Fonte: ABAD NEWS
Comente:




SOLICITE UM ORÇAMENTO

Estamos aguardando seu contato.


























Fiscal Contábil

PDV

Painéis

E-Commerce

BI Mobile

CRM

AFV

ERP

Entregas

BI

Hospedagem

GAV

Rotas

Emissores Fiscais

WMS

Coletor

Pedido Eletrônico

Trade

Power

Service

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Estamos aguardando seu contato.


























Fiscal Contábil

PDV

Painéis

E-Commerce

BI Mobile

CRM

AFV

ERP

Entregas

BI

Hospedagem

GAV

Rotas

Emissores Fiscais

WMS

Coletor

Pedido Eletrônico

Trade

Power

Service

Telefones

São José do Rio Preto:

(17) 3600-9008

São Paulo:
Bauru:
São José do Rio Preto:
Campinas:
Belo Horizonte:
Curitiba:

(11) 3513-2399
(14) 3500-9984
(17) 3513-4866
(19) 3500-8534
(31) 3515-2399
(41) 3512-2399

Receba Nossas Comunicações