Home > Notícias > Crescimento real do setor em julho é de 10,5% sobre junho

Crescimento real do setor em julho é de 10,5% sobre junho
Postado em 09/09/2019
Revertendo resultados de junho, setor apresenta alta nos números nominais e também nos deflacionados

Depois de queda em todos os indicadores em junho, o resultado nominal do faturamento do setor em julho ficou positivo em 10,71% frente ao mês anterior, e frente a julho de 2018 o aumento foi de 4,11%. Já o faturamento real de julho na comparação com junho cresceu 10,5%, enquanto na comparação com julho de 2018 o avanço foi de 0,86%. Os dados fazem parte da pesquisa mensal da ABAD, apurada pela FIA (Fundação Instituto de Administração) com um grupo representativo de empresas.

Em parte, o bom resultado advém justamente da base fraca de comparação; contudo, é de se destacar que o crescimento real ficou acima da inflação do período, reforçando a percepção de crescimento.

Para Emerson Luiz Destro, presidente da ABAD, as expectativas com a agenda liberalizante do governo federal, que beneficia o setor produtivo e finalmente parece caminhar, motivam uma onda de otimismo que pode ser decisiva para colocar o país na rota crescimento ainda neste ano.

“Temos muitas medidas governamentais positivas, como as privatizações e concessões, que irão reduzir a dívida pública; a nova liberação de parte do FGTS, capaz de impulsionar o consumo do segundo semestre; a MP da Liberdade Econômica, que simplifica procedimentos burocráticos, além da flexibilização das Normas Regulamentadoras (NRs) de segurança e saúde do trabalho. Tudo isso dá um novo ânimo para o empresário”, avalia Destro.

O presidente pondera que, para além do otimismo do comércio, o aumento do nível de emprego será decisivo para tornar esse crescimento sustentável. “Mas sabemos que, não havendo grandes solavancos no cenário político-econômico, o segundo semestre é tradicionalmente mais aquecido do que o primeiro. Então, embora com alguma cautela, continuamos a apostar em crescimento”, diz.

O resultado acumulado do ano, em números nominais, apresentou-se positivo em 1,71%. Em termos deflacionados, o dado segue em terreno negativo, em -2,24%, mas a expectativa é recuperar as perdas e chegar a resultados positivos ainda no segundo semestre deste ano.

INFLAÇÃO – A inflação oficial brasileira segue em “patamar confortável” em agosto, segundo analistas. O IPCA desacelerou para 0,11% em agosto, de 0,19% em julho, com menores preços de alimentos e das passagens aéreas. A inflação pelo indicador acumulado em 12 meses até acelerou, para 3,43% em agosto, mas permanece abaixo do centro da meta de 4,25% deste ano — a meta tem margem de flutuação de 1,5 ponto percentual.

VAREJO – As vendas no varejo paulistano cresceram 1% em agosto na comparação com igual mês do ano passado, mostra medição divulgada ontem pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O aumento foi influenciado principalmente pelas compras à vista, que subiram 1,4% no período, enquanto o sistema a prazo avançou 0,6%. Para a entidade, a expansão nas vendas está relacionada ao inverno tardio ocorrido no mês, que teve efeito positivo sobre o movimento nas lojas de vestuário, calçados e artigos de uso pessoal.

INDÚSTRIA – A indústria começou o segundo semestre em queda, na contramão das expectativas do mercado. A produção do setor recuou 0,3% em julho, na comparação a junho, pela série com ajuste sazonal da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São agora três meses seguidos de queda. O resultado ocorre após a variação negativa de 0,7% do indicador em junho, frente ao mês anterior — este dado foi revisado, de queda de 0,6% anteriormente divulgada. Em maio, a indústria também havia recuado, em 0,1%.

Fonte: ABADNEWS
Comente:




SOLICITE UM ORÇAMENTO

Estamos aguardando seu contato.


























Fiscal Contábil

PDV

Painéis

E-Commerce

BI Mobile

CRM

AFV

ERP

Entregas

BI

Hospedagem

GAV

Rotas

Emissores Fiscais

WMS

Coletor

Pedido Eletrônico

Trade

Power

Service

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Estamos aguardando seu contato.


























Fiscal Contábil

PDV

Painéis

E-Commerce

BI Mobile

CRM

AFV

ERP

Entregas

BI

Hospedagem

GAV

Rotas

Emissores Fiscais

WMS

Coletor

Pedido Eletrônico

Trade

Power

Service

Telefones

São José do Rio Preto:

(17) 3600-9008

São Paulo:
Bauru:
São José do Rio Preto:
Campinas:
Belo Horizonte:
Curitiba:

(11) 3513-2399
(14) 3500-9984
(17) 3513-4866
(19) 3500-8534
(31) 3515-2399
(41) 3512-2399

Receba Nossas Comunicações