Home > Notícias > Senado aprova redução da carga tributária para representantes comerciais

Senado aprova redução da carga tributária para representantes comerciais
Postado em 19/07/2022

O Senado aprovou nesta quinta-feira (6) o PLS nº 5/2015. O Projeto de Lei (já com as emendas aprovadas) altera o enquadramento dos representantes comerciais no Simples Nacional, adicionando o inciso XII ao §5º-B do art. 18 da Lei Complementar nº 123 (SIMPLES). O PLS foi aprovado por 70 votos favoráveis e um voto contrário, a matéria segue agora para apreciação da Câmara dos Deputados.

Autor do projeto, o senador Paulo Paim (PT-RS) diz que é justo o reenquadramento pleiteado pelos representantes comerciais. O texto aprovado no Senado estende a essa categoria as mesmas regras de tributação válidas para contadores, agentes de viagem, fisioterapeutas e corretores de seguros. Para tornar essa medida possível, a proposta altera a Lei Complementar 123/2006, que institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

“Trata-se de Projeto de suma importância à categoria dos representantes comerciais, eis que, atualmente, ainda que tenha sido viabilizada sua opção pelo SIMPLES, a tributação de acordo com a tabela do ANEXO VI da Lei Complementar 123 não traz grandes benefícios. Pelo contrário: em muitos casos, a tributação da categoria pelo SIMPLES é até mais gravosa que pelo Lucro Presumido”, afirma a assessoria jurídica da ABAD.

Na prática, o PLS implica a redução da carga tributária suportada pelo segmento: essas atividades passariam a ser tributadas entre 6% a 17,42% e não mais na faixa de 16,93% a 22,45%.

A expectativa é que, com a aprovação do projeto, haja um fomento à formalização da categoria, tendo em vista que, atualmente, a alta carga tributária estimula a informalidade e, em alguns casos, a opção pelo lucro presumido.

A assessoria jurídica da ABAD e a assessoria parlamentar da Unecs estão acompanhando o tema. O projeto agora terá um despacho para tramitar em pelo menos duas comissões (CDEICS e CFT). Porém, por conta do recesso parlamentar, é improvável que entre em pauta nos próximos dias. A expectativa é de que seja trabalhado no segundo semestre com a designação de um novo relator.

A DBA está à disposição para eventuais esclarecimentos. Se for necessário, entre em contato pelo telefone (11) 3071-0930 ou e-mail juridico@abad.com.br .

IPI

Ainda nesta semana, na Câmara Federal, o deputado Luis Miranda (Republicanos-DF) fez a relatoria favorável à isenção de IPI para o Representante Comercial na aquisição de veículos, no PL 981/2019.

 Fonte: Agência Estado e ABADNEWS

Comente:




SOLICITE UM ORÇAMENTO

Estamos aguardando seu contato.


























Fiscal Contábil

PDV

Painéis

E-Commerce

BI Mobile

CRM

AFV

ERP

Entregas

BI

Hospedagem

GAV

Rotas

Emissores Fiscais

WMS

Coletor

Pedido Eletrônico

Trade

Power

Service

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Estamos aguardando seu contato.


























Fiscal Contábil

PDV

Painéis

E-Commerce

BI Mobile

CRM

AFV

ERP

Entregas

BI

Hospedagem

GAV

Rotas

Emissores Fiscais

WMS

Coletor

Pedido Eletrônico

Trade

Power

Service

Telefones

São José do Rio Preto:

(17) 3600-9008

São Paulo:
Bauru:
São José do Rio Preto:
Campinas:
Belo Horizonte:
Curitiba:

(11) 3513-2399
(14) 3500-9984
(17) 3513-4866
(19) 3500-8534
(31) 3515-2399
(41) 3512-2399

Receba Nossas Comunicações