Home > Notícias > Uma nova forma de golpe digital

Uma nova forma de golpe digital
Postado em 21/01/2015
 Por Eduardo Genner de Sousa Amorim, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio no Estado de Goiás - Seceg

Cuidado!  Uma nova forma de golpe digital está se espalhando pelo Brasil. Ela detecta quando um boleto é visualizado no navegador web, altera os números da linha digitável para desviar o destino do pagamento e corrompe o código de barras, impedindo o uso do mesmo. Com a alteração dos boletos, mesmo quem não utiliza internet banking pelo PC pode ser vítima do golpe.

Se o boleto for impresso, por exemplo, ele continuará tendo os números incorretos e o dinheiro pago irá para uma conta diferente daquela que deveria receber o dinheiro. O valor e o vencimento do boleto não são alterados, de modo que não é possível perceber a fraude facilmente. Recomendamos a todos os parceiros a manterem sempre seus sistemas operacionais atualizados assim como manter um antivírus de confiança sempre ativo e atualizado.

Aliás, tempo vai, tempo vem e a infinita corrida entre o "gato e o rato" não tem fim. O submundo pernicioso da Internet está sempre em busca de fragilidades e vulnerabilidades, seja nos sistemas informatizados ou nas próprias pessoas. Engenharia social, ou seja, provocar reações nas pessoas de forma que elas mesmas aceitem um convite malicioso em um link de e-mail (ou anexo) que vai comprometer sua segurança é um método largamente utilizado. Explorar as lacunas de segurança dos sistemas operacionais, especialmente daqueles computadores que não fizeram as devidas atualizações, é o outro método.

Existe um tipo de ataque que já foi bem popular no passado que retornou vestindo uma roupa nova.
São os ataques de DNS. Malfeitores virtuais voltaram a usar esta técnica com modernizados retoques
de sofisticação. Indo direto para a consequência do ataque, o usuário acessa sites legítimos de qual-
quer natureza, mas na verdade ele está acessando sites falsos. Estes estão devidamente preparados
para capturar todas as informações que forem digitadas. São muitos os golpes que podem ser aplicados:

·Captura de dados de contas bancárias
·Captura de contas de e-mail e suas respectivas senhas de acesso
·Captura de login e senha de Facebook e outras redes sociais
·Captura de dados pessoais completos (nome, CPF, endereço, telefone, etc.)

Deve dar para imaginar o que se pode fazer com estas informações. Dados bancários nem preciso explicar, mas e os outros dados? Os vigaristas digitais são imaginativos. Já faz um tempo que surgiu uma nova forma de golpe, na verdade um tipo de extorsão. O bandido entra no seu e-mail ou conta de rede social, troca sua senha e realiza um sequestro. Ele entra em contato com a pessoa e exige uma boa soma em dinheiro para devolver o acesso para o legítimo dono inclusive pressionando-o com a ameaça de apagar todas as informações, todos os e-mails, perfil da rede social, fotos e também ameaça a falar em seu nome com as pessoas de seu relacionamento. É apavorante!!
Para os mais curiosos vou detalhar um pouco como funciona este golpe. A primeira versão usa uma técnica chamada de "Envenenamento de DNS". DNS é análoga ao seu livro de telefones. Na Internet os nomes dos sites não significam muita coisa. É necessário um número, assim como um telefone não conhece "Flavio Xandó". Um número é que deve ser discado. O DNS é quem descobre que, por exemplo, o site http://www.itweb.com.br reside em um endereço IP 200.198.189.240. O tal envenenamento consiste em alterar o DNS da máquina de tal forma que ao traduzir o nome para o endereço (que ocorre nos bastidores - o usuário não vê), informa para o sistema um endereço diferente. Dessa forma ocorre um desvio. O usuário pensa estar acessando Gmail, Facebook, Twitter, Banco, etc. mas ele é conduzido para sites falsos. O tal envenenamento do DNS acontece basicamente de duas formas. Ao receber um e-mail com anexo perigoso, este ao ser clicado muda a configuração do DNS da máquina. Faz apenas e tão somente isso. E não fica rastro no computador a não ser o tal programa ou script anexo no e-mail. Sites com códigos maliciosos podem induzir o visitante a clicar e executar programas. Há relatos de sites com falsas atualizações do diversos programas como Flash ou Acrobat que na verdade fazem isso ou implantam um "bot" no computador (programa que escraviza a máquina).

Existe outra forma menos comum que é a invasão de roteadores. A imensa maioria das pessoas não altera a senha de administração de seu sistemas (roteador WiFi) e alguém pode ter acesso e trocar no roteador a configuração do DNS. Isso é ainda mais difícil de descobrir pois o computador do usuário nem é tocado. 
Comente:




SOLICITE UM ORÇAMENTO

Estamos aguardando seu contato.


























Fiscal Contábil

PDV

Painéis

E-Commerce

BI Mobile

CRM

AFV

ERP

Entregas

BI

Hospedagem

GAV

Rotas

Emissores Fiscais

WMS

Coletor

Pedido Eletrônico

Trade

Power

Service

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Estamos aguardando seu contato.


























Fiscal Contábil

PDV

Painéis

E-Commerce

BI Mobile

CRM

AFV

ERP

Entregas

BI

Hospedagem

GAV

Rotas

Emissores Fiscais

WMS

Coletor

Pedido Eletrônico

Trade

Power

Service

Telefones

São José do Rio Preto:

(17) 3600-9008

São Paulo:
Bauru:
São José do Rio Preto:
Campinas:
Belo Horizonte:
Curitiba:

(11) 3513-2399
(14) 3500-9984
(17) 3513-4866
(19) 3500-8534
(31) 3515-2399
(41) 3512-2399

Receba Nossas Comunicações