Home > Notícias > Versão 2.0 da NF-e não será mais aceita após esta terça (31)

Versão 2.0 da NF-e não será mais aceita após esta terça (31)
Postado em 01/04/2015
Empresas devem remodelar as definições e procedimentos dos seus sistemas de faturamento, o que envolve as áreas de negócios, TI, contábil e, muitas vezes, serviços de terceiros

A partir do dia 01/04, as SEFAZ, Secretarias da Fazenda, só devem aceitar o novo layout da NF-e na versão 3.1. A antiga (a 2.0), só pode ser utilizada até esta terça-feira (31/03). “Em 01 de abril, todas as SEFAZ (Secretarias da Fazenda) apenas autorizarão o uso do sistema no novo layout 3.1. As empresas que não estiverem adaptadas até esta data estarão impedidas de faturar”, afirma Alexandre Auler, CEO do Grupo Invoiceware.

“O não cumprimento da norma causará paralisações operacionais por parte das empresas. No geral as mudanças repercutem de forma acentuada nas implantações de ERP globais nas grandes empresas, por isso soluções de TI que possam eliminar as atualizações internas (constantes) são mais indicadas”, acrescenta Auler.

As mudanças requerem algumas alterações no sistema e validações por parte das empresas. Para isso, empresários devem remodelar as definições e procedimentos dos seus sistemas de faturamento, o que envolve as áreas de negócios, TI, contábil e, muitas vezes, serviços de terceiros.

“Fora as modificações de ordem técnica trazidas pela nota fiscal eletrônica, a NF-e 3.1 para mercadorias, as empresas têm de se manterem atentas às alterações ligadas a novas informações fiscais ou ao maior detalhamento das já existentes. Por exemplo, serão requisitadas informações adicionais para o setor de óleo e gás, assim como outras que abrangem a maioria dos setores de negócio, tais como Identificação de Venda ao Consumidor, Imposto Diferido e Controle de Exportação por Item, dentre outras”, explica Auler.

Também serão necessários novos dados e elementos com a versão 3.1 da NF-e. Um exemplo disto é a inclusão das alterações em importações, exportações e no ICMS. Sobre as exportações, há agora campos adicionais para Drawbacks, ferramenta fiscal utilizada pelo governo brasileiro para melhorar a competitividade dos produtos fabricados no Brasil para os mercados externos.

Atualmente existem vários tipos de Drawbacks que permitem às empresas recuperarem impostos pagos anteriormente. Vale salientar que o processo eletrônico de Manifestação do Destinatário é obrigatório para alguns setores do mercado, pois é quando o fornecedor comunica eletronicamente sua venda ao respectivo recebedor e somente dará sequência ao processo de distribuição, após a confirmação do destinatário.
Comente:




SOLICITE UM ORÇAMENTO

Estamos aguardando seu contato.


























Fiscal Contábil

PDV

Painéis

E-Commerce

BI Mobile

CRM

AFV

ERP

Entregas

BI

Hospedagem

GAV

Rotas

Emissores Fiscais

WMS

Coletor

Pedido Eletrônico

Trade

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Estamos aguardando seu contato.


























Fiscal Contábil

PDV

Painéis

E-Commerce

BI Mobile

CRM

AFV

ERP

Entregas

BI

Hospedagem

GAV

Rotas

Emissores Fiscais

WMS

Coletor

Pedido Eletrônico

Trade

Telefones

São José do Rio Preto:

(17) 3600-9008

São Paulo:
Bauru:
São José do Rio Preto:
Campinas:
Belo Horizonte:
Curitiba:

(11) 3513-2399
(14) 3500-9984
(17) 3513-4866
(19) 3500-8534
(31) 3515-2399
(41) 3512-2399

Receba Nossas Comunicações